Tempo de leitura: 2 minutos

Abraço!
Um toque de afeto que, vejam a ironia, encontra-se temporariamente fora do ar como forma de proteção viral.
Isso pra mim é bem sofrido porque adoro abraçar, ser abraçada, inclusive online.
Gosto tanto de um abraço que há muitos anos virou praticamente uma marca registrada e até incorporei na minha assinatura de e-mail: abraço amigo da Sandra Mello.
Essa história do abraço amigo começou nos tempos de Bloch Educação, quando eu trabalhava como coordenadora de marketing.
O meu diretor, Arnaldo Niskier, ilustre imortal da Academia Brasileira de Letras, era autor de vários livros e gostava de presentear a todos que o visitavam com um livro, sempre devidamente autografado com uma saudação genial: abraço amigo do Arnaldo.
Eu achava tão original, afetuosa e pensava: quando tiver a minha editora vou encerrar minhas comunicações bem desse jeito.
Tempos depois, quando montei minha primeira empresa, que não era uma editora mas uma agência de marketing, comecei a usar essa expressão na assinatura de todos os meus e-mails.
No princípio, as pessoas que não me conheciam pessoalmente achavam muito estranho a palavra amigo acompanhar o abraço.
Alguns prospects e clientes até interpretavam como um certo abuso de intimidade.
Mas eu nunca estive nem aí e explico o porquê: abraço tem o dom de aproximar pessoas, ideias e ideais. E isso é o que vale.
Um abraço sincero, presencial ou virtual é capaz de amenizar o medo, combater incertezas, guardar segredos, convencer pessoas céticas, afagar egos.
Um abraço amigo de verdade divide alegrias, arrepia a alma, comove corações, dá força para seguir em frente, coragem para voltar atrás, energia para intensificar buscas, cor para vidas filmadas em preto e branco, charme para momentos beges, tesão para escalar novas montanhas...
Neste anos todos de muitos abraços amigos, eu descobri que sempre tem alguém que quer ser abraçado, acarinhado e não tem coragem de assumir essa carência.
Descobri também que a cada abraço amigo enviado, recebia de volta um sorriso, uma piscada de olho, uma palavra sincera, sentida, calorosa e isso é tudo o que realmente faz sentido na minha vida.
Pessoal e profissional.
É isso aí!
Por hoje é só.
Deixo um abraço amigo especial, nesse dia do abraço 2021.